top of page

A Perseverança Nos Últimos Dias

Frequentemente, experimentamos desafios, dificuldades e oposição que nos impedem de seguir adiante. Por isso, Deus está constantemente nos encorajamento a permanecermos firmes e não desanimarmos.


A Perseverança

Perseverança significa constância, obstinação, firmeza, tenacidade e insistência. É uma das palavras mais usadas ao longo das cartas do Novo Testamento. Através das vidas de Abraão, José, Moisés, Davi, Daniel, Paulo e tantos outros, somos ensinados a perseverar. O exemplo supremo de perseverança é o de Jesus Cristo, que “em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, sem se importar com a vergonha”. Também, é confiando a nossa salvação a Cristo que encontramos forças para não desistir da caminhada.


"Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de todo peso e do pecado que tão firmemente se apega a nós e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, sem se importar com a vergonha, e agora está sentado à direita do trono de Deus. Portanto, pensem naquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo, para que vocês não se cansem nem desanimem". Hebreus 12:1-3



Os Últimos Dias

Os “últimos dias” referem-se ao período entre a primeira vinda do Senhor e o seu retorno (isto é, a era interadventos). Serão os “últimos”, pois compreendem a extensão final da presente era da igreja. Nesses dias a depravação humana ficará progressivamente pior, representando um desafio muito real para aqueles que buscam ser fiéis a Deus.


"Mas você precisa saber disto: nos últimos dias sobrevirão tempos difíceis. Pois os seres humanos serão egoístas, avarentos, orgulhosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem afeição natural, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, convencidos, mais amigos dos prazeres do que amigos de Deus, tendo forma de piedade, mas negando o poder dela. Fique longe também destes. Pois entre estes se encontram os que se infiltram nas casas e conseguem cativar mulheres tolas, sobrecarregadas de pecados, que são levadas por todo tipo de desejos, que estão sempre aprendendo e nunca conseguem chegar ao conhecimento da verdade. E do mesmo modo que Janes e Jambres resistiram a Moisés, também estes resistem à verdade. São homens que têm a mente totalmente corrompida, reprovados quanto à fé. Mas esses não irão longe, porque a insensatez deles ficará evidente a todos, como também aconteceu com a insensatez de Janes e Jambres". 2 Timóteo 3:1-9



Egoístas: vivem para si mesmos, e não para Cristo; Avarentos: são fortemente apegados a bens materiais; Orgulhosos: acreditam serem suficientes em si mesmos; Arrogantes: creem serem melhores e tendem a subjugar os outros; Blasfemadores: desrespeitam aquilo que é sagrado; Desobedientes aos pais: não reconhecem a autoridade de seus pais; Ingratos: não reconhecem a graça que lhes foi concedida; Ímpios: se entregam aos desejos da carne; Sem afeição natural: são incapazes de amar ao próximo; Implacáveis: são incapazes de perdoar; Caluniadores: são filhos do Diabo, que é o pai da mentira; Sem domínio de si: entregam-se a desejos e impulsos; Cruéis: são amantes da maldade; Inimigos do bem: desprezam a bondade; Traidores: são desleais e infiéis; Atrevidos: são desrespeitosos; Convencidos: possuem suas próprias crenças; Mais amigos dos prazeres que amigos de Deus: trocam a presença de Deus pela satisfação carnal.


Embora possa parecer que indivíduos diabólicos e a proliferação de falsas ideias e filosofias estejam superando a verdade, a Escritura afirma que tais aparentes sucessos são temporários: “Mas esses não irão longe”. O poder e a verdade de Deus irão expor a “insensatez” a todos, assim como Janes e Jambres foram eventualmente humilhados porque seu poder era inadequado e limitado. Enganos e mentiras se deterioram e, nessas ruínas, as falsas crenças daqueles que as promoveram são reveladas em sua tolice inerente. Deus é soberano, e o espírito do anticristo dos últimos dias nunca irá derrotar o Senhor.



Perseverando Nos Últimos Dias

"Mas você tem seguido de perto o meu ensino, a minha conduta, o meu propósito, a minha fé, a minha paciência, o meu amor, a minha perseverança, as minhas perseguições e os meus sofrimentos, os quais tive de enfrentar em Antioquia, Icônio e Listra. Quantas perseguições sofri! Porém o Senhor me livrou de todas elas. Na verdade, todos os que querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos. Mas os perversos e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados. Quanto a você, permaneça naquilo que aprendeu e em que acredita firmemente, sabendo de quem você o aprendeu e que, desde a infância, você conhece as sagradas letras, que podem torná-lo sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o servo de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado." 2 Timóteo 3:10-17


Em tempos e circunstâncias difíceis, não é incomum sentir-se desencorajado, até mesmo desesperançoso e cansado. Quando esses sentimentos surgirem, "permaneça naquilo que aprendeu e em que acredita firmemente, sabendo de quem você o aprendeu e que, desde a infância, você conhece as sagradas letras, que podem torná-lo sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus". A Escritura é “soprada por Deus” e podemos confiar nela como sendo inerrante e infalível. Isso significa que ela é uma fonte segura e digna de crença. Deus deu Sua Palavra para revelar a si mesmo e a sua verdade para a humanidade. Ouvi-la e obedecê-la certamente dará a você a força e a sabedoria necessárias para perseverar nos últimos dias.


 

Texto Inspirado na Mensagem "Vivendo nos últimos dias" - Chamada da Meia Noite, acessado em 29 de julho de 2022 às 10h. Acesse a mensagem original.

Tags: